terça-feira, 7 de agosto de 2012

Impressionismo


O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Em uma época onde a pintura era regida por regras acadêmicas, um grupo de Jovens pintores romperam as regras não se preocupando mais com os preceitos de realismo, e sim em explorar a luz e o movimento com pinceladas soltas.

Em uma época de evolução industrial, dois fatores contribuíram para o movimento:

  • A invenção do tubo de tinta a óleo que facilitava a pintura fora do estúdio;
  • A Fotografia, pois através de pesquisas pode descobrir os efeitos ópticos sobre a composição de cores puras que colocadas lado a lado, são misturadas pelos olhos do observador, durante o processo de formação da imagem.

Sendo assim, os artistas não mais misturavam as tintas para obter cores diferentes, mas utilizavam as pinceladas puras colocadas lado a lado a fim de produzir o efeito da mistura pela óptica do observador.

O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (1840-1926) Impression, soleíl levant - (Impressão - Nascer do Sol), por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy "Impressão, Nascer do Sol - eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha". A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando. 



Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet




Nessa primeira exposição coletiva expõem os artistas que, mais tarde, a crítica viria a qualificar de impressionistas: Edgar Degas, Claude Monet, Auguste Renoir, Camille Pissarro, Paul Cézanne, Sysley, Boudin e Berthe Morisot.




San Giorgio Maggiore at Dusk, Claude Monet 1888 


§  a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;




Edgar Degas: Ballet, seen from a Loge, 1885

§  Pintura instantânea (captação o momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;




Pierre-Auguste Renoir - Le Pont de Chatou - 1875
§  As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;



Camille Pissarro


  • Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo.





Paul Cézanne - Mont Sainte-Victoire Seen from Gardanne (1885-1886)






Berthe Morisot 

  • As figuras não devem ter contornos nítidos, pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro , passando a ser  a mancha/cor.




Alfred Sisley 1839-1899

  • As cores e tonalidades não devem ser obtidas por mistura de pigmentos. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as varias cores obtendo o resultado final. A mistura, portanto, deixa de ser técnica para ser óptica.



Eugène Boudin



Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas, Auguste Renoir e Camille Pissarro . Podemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.


Manet pintando em seu estúdio flutuante, Edouard Manet


Jeanne Samary Aka La Raverie, Pierre August Renoir



As Passadeiras, Edgar Degas


The stage coach at Louveciennes, 1870 - Camille Pissaro


Claude Monet


Campo de Tulipas na Holanda


Camille Monet et l'enfant dans le jardin, 1875


The Water-Lily Pond


Claude Monet


Filmagem do artista em vida - Claude Monet ( 1840 - 1926)


Nenhum comentário:

Postar um comentário