terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pino Daeni


Consagrado pintor e Ilustrador, Giuseppe Dangelico Daeni, nasceu em Bari - Itália, em 08 de novembro de 1939. Em 25 de maio de 2010 vem a falecer. Pino foi um imenso talento que fará muita falta.


Estudou no Instituto de Arte de Bari, e, em 1960, aperfeiçoou-se na Academia de Brera, em Milão, Itália. Foi profundamente influenciado pelos pré-rafaelitas e Macchiaioli e após uma breve experimentação expressionista, voltou às suas raízes, encontrando inspiração nas obras de artistas impressionistas, como Sargent, Joaquin Sorolla e Giovanni Boldini. De 1960 a 1979 seu trabalho rendeu-lhe inúmeros prêmios e recompensas.
Em 1971, decidiu estabelecer-se nos Estados Unidos e mudou-se com a família para Nova Iorque, onde destacou-se como ilustrador de livros (romances de Danielle Steele e Amanda Ashley, entre outros). Produziu cerca de 3000 capas, cartazes de filmes e ilustrações para revistas. Em 1992 voltou a dedicar-se à pintura e fez diversas exposições em importantes galerias americanas.

Ilustrações de Pino

Por mais de 40 anos, PINO deixou sua marca como um dos principais lustradores  de seu tempo. Pino foi considerado o melhor artista de muitas editoras em Nova York. Em meados de 1970, criou todo um gênero de arte que iria ajudar as empresas e grandes editoras estabelecer uma indústria multi bilionária. Sua obra estampou as capas de livros de importantes escritores. Os críticos de arte louvara este período na carreira de Pino como tendo produzido alguns de seus trabalhos mais importantes.

Algumas de suas ilustrações:















Desenhos de Pino






















Pinturas 

Em seus trabalhos contou com suaves personagens românticas em sua maioria mulheres usando  saias e vestidos. Seus quadros apresentam cores quentes e emocionante numa abordagem sutil com uma técnica que deixou sua marca.















































 Um pouco da História de Pino contado em Vídeo.



4 comentários:

  1. Olá Jesser, gostei muito desse artista ainda não conhecia suas pinturas me lembra muito as pinturas de Daniel Gerhartz que tem pinceladas mais soltas....
    Seu blog está muito bacana....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado José Adriano. Assim como Daniel Gerhartz ele tem uma linguagem bem definida...tem marcas inconfundíveis em sua pintura, como por exemplo o inacabado que ele usa na maioria de suas telas...Grande Abraço, seja bem vindo sempre!

      Excluir
  2. Sempre me encantei com os trabalhos de Pino. E sua abordagem, com diversas ilustrações, ficou muito legal.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado José Rosário... Pino fez parte da minha formação como artista, não diretamente em seu trabalho, mas foi um dos primeiros artistas que me trouxe imensa admiração! Grande abraço, sua visita aqui é sempre de grande alegria pra mim!

      Excluir