quinta-feira, 7 de março de 2013

Escultores Brasileiros

Quando se fala em escultura, logo vem em nossa mente o  mestre do Renascimento, Michelangelo Buonaroti  e consequentemente a escultura Davi. A Grécia Clássica é sem sombra de dúvida o berço   ocidental da arte de esculpir, é claro que a escultura advém de tempos remotos desde a época das cavernas, mas a perfeição surge com o ideal de beleza greco.

Deixando a história um pouco de lado, e falando sobre a atualidade, a escultura tem sua força registrada em escultores Brasileiros.

São diversos os  materiais que podem ser esculpidos ou modelados, como por exemplo a madeira, argila ou terracota, mármore  , concreto celular, isopor, gesso e mais uma infinidade de materiais.
Segue trabalho de três representantes brasileiros que usam materiais distintos.


 Mármore

E para quem pensa que escultura em Mármore é apenas na era Clássica com os grandes mestres, está enganado. No Brasil temos grandes escultores.


Cicero D'Avila


O escultor Cícero D'Ávila foi aluno de Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e escultura em Carrara-Itália, na Escola de Mármore Pietro Tacca.
Na Itália onde viveu, estudou e trabalhou durante algum tempo em importantes estúdios, adquiriu experiência em todas as técnicas que envolvem a escultura. Especializou-se na escultura figurativa, seguimento que defende bravamente nos dias atuais apesar de viver em meio a um oceano de ânimos vanguardistas. Com um trabalho hiper-realista de traços leves, expressivo, técnico e criativo o seu figurativo traz variantes do tradicional ao mesmo tempo que moderno para os dias atuais. Muito mais preocupado em atender aos seus anseios como artista do que a qualquer moda ou tendência imposta pela mídia ou mercado de arte, Cícero D'Ávila conquistou o respeito e admiração por onde passou. O fator qualidade é decisivo na sua opinião.
Na Itália desenvolveu e executou diversas obras em mármore e bronze como importantes retratos e monumentos destinados à Europa, Estados Unidos e Dubai. Na China onde foi convidado a representar o Brasil por duas vezes consecutivas em simpósios internacionais de escultura, conjuntamente com outros 30 países, Cícero D'Ávila executou uma obra de 8 metros em bronze e uma de 2,50 em mármore respectivamente.
Em 2008 foi selecionado a participar da Bienal do Chaco (Argentina) como único representante do Brasil, sendo premiado com sua obra "Não Matar". Recentemente foi convidado a fazer o monumento à Madre Theresa de Clacutá em mármore para a Basilica of the National Shrine of the Immaculate Conception em Washington, a mais importante catedral americana.
No Brasil onde Cícero D'Ávila mantém seu atelier particular, desenvolve projetos de monumentos, bustos e obras para colecionadores particulares e projetos pessoais.
É um pró-democrata da escultura figurativa, difundindo seus conhecimentos através de vídeos e outros materiais didáticos no Brasil e outros países, favorecendo o acesso de qualquer pessoa em qualquer lugar e diferentes níveis sociais. Atualmente em São Paulo, onde reside, Cícero D'Ávila mantém um atelier escola com curso de modelagem para bronze e curso de escultura em mármore onde transmite seus conhecimentos nos moldes italianos a outros bons talentos. Hoje o artista está empenhado em projetos pessoais de exposições a serem apresentadas na Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes.

Alguns trabalhos em Mármore:



      


Horizonte: Mármore preto belga - 60 cm
Coleção particular.




Narcisa, de Cícero Dávila






Pioggia - Mármore Carrara



Processo:













Anjo


Mais informações: Cicero D'Avila


Argila ou Terracota

Alex Oliver

Alex Oliver é um escultor figurativo, com vasto conhecimento em anatomia humana e desenho tradicional.  Alex fez vários serviços para empresas como Blizzard Entertaimment, em Los Angeles,  trabalhando em projetos como Diablo 3 Word of Warcraft cinematics.  Trabalhou também para Discovery Channel e National Geographic. Lecionou escultura em São Paulo por 4 anos. Seus trabalhos são conhecidos através de Workshop no Brasil e exterior. Recentemente ministrou workshops na Gnomom School em Los Angeles, Califórnia e no Projac na Globo no Rio de Janeiro.     















































Mais Informações:  Alex Oliver






Madeira

Hélio Petrus

Instalado em uma casa de cerca de 1750, destaca-se a obra do mineiro Hélio Petrus, considerado o mais importante escultor brasileiro “vivo”, que trabalha a madeira em estilo barroco. Suas peças seguem os modelos europeus, mas, fortemente influenciadas pelos grandes mestres barrocos surgidos no Brasil, como Ataíde e Aleijadinho. Uma diferença, porém, marca a sua obra, totalmente manual, realizada no cedro rosa. São as feições serenas que transmitem paz através dos meigos olhares de anjos, querubins, madonas, santas e santos. E apreciá-los no  Barroco, antes ou depois de caminhar por Tiradentes, é uma grata oportunidade para se deixar envolver pelo belo, contornado por campanários barrocos da pequena jóia brasileira. E absorver o perfume que exala dos jardins e dos fogões à lenha dos casarios que povoam as poucas ruelas e becos centenários, coloridos por flores, representa um prazer para os sentidos.


"Hélio Petrus insere-se no campo da arte barroca como um protagonista de primeira linha de um esforço de resistência. Sua habilidade construtiva transcende o sentido do artesanal para conspirar com uma outra hierarquia artística, de precária definição, mas que suspende uma ponderável significação cultural. O artista de Mariana - a cidade onde começou Minas, na sua mais legítima expressão cultural, política e econômica detém uma significativa parcela desse oficio fundado no setecentos, o da imaginária refinada, barroca e rococó, de que Aleijadinho terá sido a expressão máxima.
Petrus tem uma história de vida profundamente enraizada nesta cultura. Não fora a contaminação, pelo olhar e pela vivência dessa geografia, um mineiro de Minas, a impregnação da cultura visual que ali floresceu e deixou profundas marcas e luminosas heranças, haveria de forçar sua sensibilidade para identificar-se, como fatalidade, com todo o recurso expressivo que favorece um modo de ser específico".
Márcio Sampaio - Artista Plástico


Trabalhos esculpidos em Madeira de Cedro.

















 Mais Informações: Hélio Petrus



2 comentários:

  1. Puxa, que material fantástico você dividiu conosco, Jesser. Parabéns a todos os artistas e também a você, por nos presentear com essa matéria. Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bom que gostou!!! Obrigado José Rosário!

    Assim como a pintura, gosto muito de escultura e me encanto com os trabalhos...Acredito que nós que vivemos a Artes, admiramos tudo que é bom, independente se é escultura, desenho, pintura...e devemos conhecer também os grandes nomes Brasileiros!!

    Obrigado pela Visita..grande abraço!

    ResponderExcluir