2° PREMIO AQUISIÇÃO XXII SABBART- 2013
Hoje recebi a notícia que minha obra "Olhar Curioso" foi selecionada e premiada no XXII SABBART - Salão de Belas Artes de Ribeirão Preto..... Fiquei muito feliz....
Ribeirão Preto foi um dos primeiros salões de Artes que participei, junto com o de Catanduva, minha cidade. Como em todas as coisas, a um tempo certo para acontecer, mas Ribeirão estava demorando demais! Salão de Artes é algo que amo, ele exige do EU ARTISTA toda minha atenção e dedicação, erros não são permitidos, afinal, estamos sendo julgados e concorrendo com grandes artistas do Brasil todo, e esse fato de "dar o melhor de mim" é fascinante. Um gosto especial essa conquista, pois de todos os salões que participo, esse é o único que ainda não tinha sido premiado!
OLHAR CURIOSO
Oleo sobre tela - 120x130 - nov.2012
A ideia dessa obra veio num estalo. Minha sobrinha, Julia, vinha pra Catanduva, cidade interiorana onde o contato com a natureza e com a simplicidade é mais comum. Sempre tive vontade de pintá-la, pele clarinha e nariz arrebitado, hábitos de cidade grande, de criança que quando vem para o interior de encanta com cachorros solto na rua, cavalos no pasto, um besouro que passou voando...coisas simples e pensando nessa curiosidade, resolvi montar a cena no meu ateliê...A Visita no Ateliê! Seria mais um encontro com o desconhecido...tintas, pincéis, telas, potes, vasos, objetos de cenário em geral, uma tela em plena execução...Achei a ideia fantástica!!!
Mãos a obra e começar e montar a cena...Estruturar o cenário distribuir os itens, pensar na iluminação....Parecia simples, mas foi o trabalho de um dia inteiro e parte da noite.
Ateliê sendo estruturado para cena
Nesse ponto, muito já tinha sido feito..A prateleira foi fixado no local estratégico, a distribuição dos itens colocado de forma a dar harmonia a composição.
Já de noite quando a modelo chegou, a tempo de fazer mais um teste de iluminação.
Julia
Feito os testes necessários, escolher o figurino e partir para a seção fotográfica, porque pintar do natural, seria impossível!
Depois de tanto trabalho, é hora de começar a trabalhar....Pintar o quadro e admirar o resultado.
Detalhes da Obra
A obra é repleta de detalhes.
Seu olhar curioso
Ursinho de pelúcia
Essa etapa nos transmite a sensação da menina da cidade grande (pele branquinha) , acostumada a brincar em casa (ursinho de pelúcia) , diante da sensação do novo (olhar estagnado).
Quadro inacabado no cavalete.
Nota-se que no inicio da cena, o quadro que estava cavalete era um figurativo, mas numa melhor analise foi trocado por uma paisagem. A cena da figura sendo pintada poderia confrontar e sobrecarregar a cena, pois já havia uma figura no local eque se trata do foco da obra. A paisagem se torna algo mais neutro!