2° PREMIO AQUISIÇÃO XXII SABBART- 2013
Hoje recebi a notícia que minha obra "Olhar Curioso" foi selecionada e premiada no XXII SABBART - Salão de Belas Artes de Ribeirão Preto..... Fiquei muito feliz....
Ribeirão Preto foi um dos primeiros salões de Artes que participei, junto com o de Catanduva, minha cidade. Como em todas as coisas, a um tempo certo para acontecer, mas Ribeirão estava demorando demais! Salão de Artes é algo que amo, ele exige do EU ARTISTA toda minha atenção e dedicação, erros não são permitidos, afinal, estamos sendo julgados e concorrendo com grandes artistas do Brasil todo, e esse fato de "dar o melhor de mim" é fascinante. Um gosto especial essa conquista, pois de todos os salões que participo, esse é o único que ainda não tinha sido premiado!
OLHAR CURIOSO
Oleo sobre tela - 120x130 - nov.2012
A ideia dessa obra veio num estalo. Minha sobrinha, Julia, vinha pra Catanduva, cidade interiorana onde o contato com a natureza e com a simplicidade é mais comum. Sempre tive vontade de pintá-la, pele clarinha e nariz arrebitado, hábitos de cidade grande, de criança que quando vem para o interior de encanta com cachorros solto na rua, cavalos no pasto, um besouro que passou voando...coisas simples e pensando nessa curiosidade, resolvi montar a cena no meu ateliê...A Visita no Ateliê! Seria mais um encontro com o desconhecido...tintas, pincéis, telas, potes, vasos, objetos de cenário em geral, uma tela em plena execução...Achei a ideia fantástica!!!
Mãos a obra e começar e montar a cena...Estruturar o cenário distribuir os itens, pensar na iluminação....Parecia simples, mas foi o trabalho de um dia inteiro e parte da noite.
Ateliê sendo estruturado para cena
Nesse ponto, muito já tinha sido feito..A prateleira foi fixado no local estratégico, a distribuição dos itens colocado de forma a dar harmonia a composição.
Já de noite quando a modelo chegou, a tempo de fazer mais um teste de iluminação.
Julia
Feito os testes necessários, escolher o figurino e partir para a seção fotográfica, porque pintar do natural, seria impossível!
Depois de tanto trabalho, é hora de começar a trabalhar....Pintar o quadro e admirar o resultado.
Detalhes da Obra
A obra é repleta de detalhes.
Seu olhar curioso
Ursinho de pelúcia
Essa etapa nos transmite a sensação da menina da cidade grande (pele branquinha) , acostumada a brincar em casa (ursinho de pelúcia) , diante da sensação do novo (olhar estagnado).
Quadro inacabado no cavalete.
Nota-se que no inicio da cena, o quadro que estava cavalete era um figurativo, mas numa melhor analise foi trocado por uma paisagem. A cena da figura sendo pintada poderia confrontar e sobrecarregar a cena, pois já havia uma figura no local eque se trata do foco da obra. A paisagem se torna algo mais neutro!
Parabéns, Jesser. Bela composição. Prêmio mais que justo!
ResponderExcluirObrigado José Rosário...Fiquei muito feliz por esse prêmio! Um abraço e torço pela sua participação em salões de Arte, sei que nunca participou, mas..ainda quero ver suas obras elevando ainda mais os níveis dos salões nacionais!!
ResponderExcluirParabéns Jesser,lindos trabalhos eu pude a apreciar este trabalho seu dez do inicio mt lindo!!
ResponderExcluirÉ verdade Reinaldo,você sabe o quanto é complicado trabalhar em cenas tão complexas como essa, mas que vale muito a pena o resultado proporcionado!!! Obrigado!!!
ResponderExcluirfico contente por você ter conseguido o reconhecimento de sua obra neste salão, Jesser! ela merece e nem se trata de pôr isso em dúvida. estive na torcida por você já bem antes desse salão...
ResponderExcluirparabéns!
Obrigado Paulo de Carvalho. Fico grato pelas suas palavras, sempre atencioso!!! Grande abraço!
ResponderExcluirExelente pintura Jesser, você conseguiu harmonizar muitos elementos numa composição bem complexa e ousada. O prêmio foi mais que merecido.
ResponderExcluirParabéns!!
Obrigado Ari Vicentini! Gosto muito de cenas complexas! grande abraço!
ResponderExcluirMeu amigo, que maravilha acompanhar todo o processo de criação. Mostra toda a imaginação, criatividade, mais ainda, o principal, a sensibilidade do artista e a filosofia lúdica da criação. Somente o ser humano artista tem uma visão diferenciada e bela como essa, a sua. Parabéns.
ResponderExcluirBelas palavras amigo...Você como artista sabe como a obra se torna parte de nós! Obrigado pelas palavras..grande abraço
ResponderExcluirJesser seu trabalho é muito bem equilibrado e elaborado, ou melhor um ótimo trabalho , Premio mais que merecido.....
ResponderExcluirObrigado José Adriano..seja sempre bem vindo! Um abraço
ResponderExcluir