domingo, 15 de setembro de 2013

Verniz final para quadros


O Uso do verniz sempre foi alvo de questionamento entre os artistas: Qual verniz ideal, qual o tempo necessário para sua aplicação?
O artista que busca aprimoramento deve se preocupar com esse item essencial a vida útil de sua obra, mas se tratando de resultados vistos a longos de anos, fica difícil a escolha, para isso, quando não ignoram, seguem teorias dadas por estudiosos.

Se tratando de teorias, existem muitas sobre o assunto, até quem diga que o envernizamento da tela não é necessário. Outros dizem que deve se envernizar a tela depois de um ano de conclusão, enfim, cabe a cada artista ter o bom senso e escolher a que lhe caiba melhor.



VERNIZ

Para Mayer (2006, p. 231), " Um verniz é um liquido que, quando aplicado sobre uma superfície sólida, seca formando uma película transparente com diversos graus de brilho, dureza, flexibilidade, e proteção, dependendo de sua composição"


FINALIDADE 

O verniz tem a finalidade de proteger a pintura e produzir um acabamento uniforme desejável.

O verniz deve criar uma película que separa a pintura do contato direto com o ar e com as impurezas que acabam deteriorando a tinta.  Imagine um vidro de espessura fina na frente de uma tela, agora imagine alguém jogando contra esse objeto um produto altamente corrosivo, o  resultado é certo, o produto vai parar ante de entrar em contato com a parte mais importante. Agora imagine o mesmo exemplo sem proteção alguma. É apenas um exemplo da importância do uso correto do verniz, é claro que existem muitos outros itens que deva ser observado.

VERNIZ IDEAL


  Segundo Mayer (2006, p. 235) :

As seguintes especificações ideais para um verniz final de pintura foram estabelecidas pelo comitê de restauração de pintura e utilização de vernizes da Conferência Internacional para o Estudo de Métodos Científicos para Exame e Preservação de Trabalhos de Arte, Roma, outubro de 1930:
      
     1. Deve proteger a pintura das impurezas atmosféricas
     2. Sua coesão e elasticidade devem ser tais que permitam mudanças normais nas condições atmosféricas e de temperatura
     3. Deve manter a elasticidade da película de tintas sob o verniz
     4. Deve ser transparente e incolor
     5. Deve possuir viscosidade certa para ser aplicados em camadas muito finas
     6. Não deve apresentar opalescência
     7. Não deve ser facilmente removível
     8. Não deve ser brilhante*

O autor informa que o comitê não conhecia qualquer verniz que atendesse a toda estas exigências.


TEMPO DE SECAGEM DA TINTA PARA RECEBER O VERNIZ

De acordo com Mayer (2006, p. 225):

Dependendo da espessura da película da tinta, a aplicação de uma adequada camada fina de verniz só deve ser feita após a tinta ter secado completamente e cessado toda a expansão ou contração das películas. No caso de uma pintura de espessura comum ou média, o tempo de secagem será de três a seis meses. As camadas de tinta muito espessas podem levar mais tempo, as camadas de tinta muito finas, menos que três meses e as camadas extremamente finas e velaturas podem ser envernizadas assim que estiverem completamente secas ao serem tocadas.
O envernizamento prematuro de uma pintura de espessura normal ou menor que a normal não é um problema tão sério como alguns pintores foram levados a crer; a advertência estrita de se esperar um ano é reminiscente dos velhos tempos, quando uma camada espessa e vítrea de verniz de mástique era praticamente derramada sobre a pintura, ao invés das camadas mais finamente pinceladas em uso geral no presente.


Referência Bibliografica. 
MAYER, Ralph. Manual do artista. São Paulo: ed. Martins Fontes, 2006.










Nenhum comentário:

Postar um comentário